Inclusão dos Surdos

( Lembrando que este material pertence a Marco Antônio Arriens, e está neste blog com sua permissão)

Diga NÃO á pirataria

Exija produtos originais, pirataria é contra a lei, constituição federal art. 5° Inciso XXVII, lei n° 5988 de 14/12/1973 (30 anos). É contra a própria Bíblia, em Jeremias lemos:

“Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário”. Jeremias 22:13


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Interprete e comunique-se através da Linguagem Corporal Expressiva

Oficinas de Treinamento para Intérpretes das Linguagens de Sinais

Ministrante

Marco Antônio Arriens

marcoarriens@hotmail.com

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A INCLUSÃO REALMENTE SÓ PODE EXISTIR QUANDO:

EU POSSO PARTICIPAR REALMENTE,

EU POSSO TER A PALAVRA DE PODER,

FALO MAIS QUE POUCAS PALAVRAS,

EXPRESSO IDÉIAS, SENTIMENTOS E CONTEÚDO COGNITIVO,

POSSO SER O QUE REALMENTE SOU.

OITO MITOS SOBRE “DEFICIENTES FÍSICOS”

1o. Necessitam ser dependentes dos outros.

2o. São mal-ajustados, zangados e infelizes.

3o. São “marcados” e menos inteligentes (Surdos estudando grego e hebraico).

4o. Drenam a economia e são improdutivos.

5o. Não tem os mesmos relacionamentos das pessoas ditas “normais”.

6o. Merecem compaixão e piedade.

7o. Seu lugar é em instituições especializadas.

8o. Estão sendo “punidos” por algum pecado.

DIREITOS LINGUÍSTICOS DOS SURDOS

(Por Gomes de Matos – Revista Vozes, 1984, no. 2).

  1. DIREITO A IGUALDADE LINGUÍSTICA ð O Surdo tem direito de ser tratado lingüisticamente com respeito e em condições de igualdade.
  2. DIREITO A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ð o Surdo tem direito de adquirir sua linguagem materna, a língua de sinais, mesmo que essa não seja a língua de seus pais.
  3. Direito de aprendizagem da língua materna. ð O Surdo tem direito de ser alfabetizado em tempo hábil e se desenvolver lingüisticamente, segundo preconizado pela educação permanente.
  4. direito ao uso da língua materna ð O Surdo tem direito de usar a língua materna em caráter permanente.
  5. direito a fazer ações linguísticas ð O Surdo tem direito de optar por uma língua oral ou dos sinais segundo suas necessidades comunicativas.
  6. direito a preservação e à defesa da língua materna ð Como minoria lingüística, os Surdos têm direito de preservar e defender o uso da língua materna.
  7. direito ao enriquecimento e à valorização da língua materna ð Todo Surdo tem direito de contribuir ao acervo lexical da língua materna e de valorizá-la como instrumento de comunicação local (municipal, estadual, regional e nacional) e internacional.
  8. direito a aquisição-aprendizagem de uma segunda língua ð Todo Surdo, após sua escolarização inicial em língua de sinais, tem o direito de aprender uma ou mais línguas (além da materna).
  9. direito à compreensão e à produção plenas ð O Surdo tem direito de usar a língua que mais lhe convier, oral ou de sinais, no intuito de compreender seu interlocutor e de se fazer entender por ele. No caso do uso da língua oral, o Surdo tem o direito de cometer lapsos, de se autocorrigir e de empenhar-se a fim de ser claro, preciso e relevante. O mesmo deve valer para a língua de sinais.
  10. direito de receber tratamento especializado para distúrbios da comunicação ð Todo Surdo tem direito de reivindicar e de receber tratamento especializado para a aquisição de uma língua oral.
  11. direito linguístico da criança Surda ð Direito de ser “compreendida” pelos pais, direito de receber dos pais dados lingüísticos necessários para seu desenvolvimento lingüístico inicial (no período de aquisição da língua materna). No caso de os pais serem ouvintes, estes devem dar aos filhos Surdos a possibilidade de mútua compreensão, aprendendo, tão logo descubram a surdez dos filhos, a língua de sinais.
  12. direito linguístico dos pais de crianças Surdas ð Direito de aprender a usar a sem opressão a língua de sinais, natural de comunicação para o filho Surdo, para que possa se comunicar com ele na vida diária e no período em que a interação pais-filhos se faz necessária à criança.
  13. direito linguístico do Surdo aprendiz da língua oral ð Direito de “errar” oralmente ou por escrito sem ser punido, humilhado, por opções lingüísticas inadequadas: direito de ser sensibilizado contra os preconceitos e discriminações de natureza lingüística (ou sociológica).
  14. direito linguístico do professor e de Surdos ð Direito de receber formação sobre a natureza da língua de sinais, sua estrutura e seus usos e da necessidade de ensinar nesta língua, meio natural de comunicação com e/ou entre os Surdos.
  15. direito linguístico do Surdo enquanto indivíduo bilingue. ð Direito de mudar uma língua para outra de acordo como a situação que se apresente, desde assegura a compreensão da mensagem pelo ouvinte.
  16. Direito linguístico do Surdo enquanto conferencista ð Direito de proferir palestras na língua de sinais, fazendo-se compreender e contando-se para isso, com intérpretes ouvintes que dominem a língua dos sinais e a língua oral oficial da situação de congresso;
  17. direito linguístico do Surdo de se comunicar com os outros ð Direito de usar a língua de sinais para se integrar com os outros Surdos, primeiro passo para uma integração na sociedade como um todo.

Os Direitos lingüísticos dos Surdos, mais até que os direitos lingüísticos das pessoas ouvintes precisam ser reconhecidos, respeitados e satisfeitos pela legislação educacional brasileira.

Lucinda Ferreira Brita

Pesquisadora do CNPq

Professora Adjunta de Lingüística

Departamento de Letras

Centro de Arte e Comunicação

Universidade Federal de Pernambuco

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~ por Blog Acessibilidade em 13 de fevereiro de 2011.

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